Rinossinusite é o nome dado às inflamações do nariz e seios da face. Quando os quadros ocorrem quatro ou mais vezes no ano, chamamos de rinossinusite aguda recorrente. Quando duram mais de 12 semanas, chamamos de rinossinusite crônica.
E o que torna uma pessoa mais propensa a ter quadros com maior frequência ?
Os principais fatores são imunidade e estrutura do nariz.
Alterações na estrutura do nariz podem facilitar o surgimento dos quadros de sinusite, como desvio de septo e obstrução no local de drenagem dos seios da face.
Quanto à imunidade, algumas pessoas tem uma resposta imunológica que facilita o desenvolvimento dos quadros, principalmente rinossinusites associada à pólipos nasais.
Os pólipos obstruem a drenagem dos seios da face, fazendo com que secreções fiquem presas em seu interior, facilitando a proliferação de bactérias e consequente infecção.
Tratamentos da rinossinusite crônica
Ambos os casos tem tratamento, por isso se você tem rinossinusite recorrente ou crônica, não deixe de procurar um otorrinolaringologista para avaliação, tratamento e melhora da sua qualidade de vida.
Quem é a Dra. Marina Colares
Olá, sou Dra. Marina Colares, médica otorrinolaringologista especialista na saúde dos ouvidos, nariz e garganta.
Sou especialista membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cévico Facial, além dos corpos clínicos do Núcleo Otorrino Belo Horizonte e da Rede Mater Dei de Saúde.
Atualmente, atendo nas clínicas Anis e no Núcleo Otorrino Belo Horizonte.
Minha prioridade é oferecer um atendimento especializado na saúde dos ouvidos, nariz e garganta de forma integrada, visando a preservação do bem estar e prevenção de doenças.